[Livro] Desempenho Máximo - Rodrigo Batalha

Que obra prima viu? Cara, simplesmente fantástico! Foi bom lembrar desse livro porque vou pesquisar mais sobre o autor.

Trechos do livro:

"O desempenho de cada um está ligado à capacidade de se comunicar consigo próprio, em como usamos nossas regras pessoas, estados emocionais, convicções, pensamentos, submodalidades (sentidos), estratégias, referências, neuro associações, valores e outras ferramentas internas de comunicação que governam nossas decisões. Imagine as decisões como o leme de nosso barco, e todos os elementos citados como os marinheiros que guiam esse leme. Se você tem bons marinheiros, seu leme o levará a atingir a rota que determinou. O que faremos nesse livro é mostrar como melhorar nossos "marinheiros""

"Sem um bom condicionamento de corpo e mente, nada na vida poderá ser desfrutado em sua máxima capacidade. O ser humano valoriza muito os bens materiais e tem despesas financeiras tão grandes com eles que se esquece de que, para usufruir aquele bem, precisa estar física e emocionalmente preparado. Investimos em carros, apartamentos, roupas e joias, mas caímos em depressão. É impossível usufruir tudo isso se o cérebro estiver despreparado, descapacitado e condicionado a viver como que o mundo tem a oferecer de melhor."

"Vivem como se as únicas emoções do mundo fossem as mais primatas: bebida, comida e sexo."

"Quem não se lembra do cheiro ou comida que remete à infância? Ou daquela música que nos faz pensar em alguém? Você pode estar pensando que tudo isso é fruto da memória, e você está certo, mas a explicação é ainda mais interessante. Chamamos esse processo de "neuro associações". Em outras palavras, são associações que ocorrem no cérebro. É como se fosse um mecanismo de defesa de nosso cérebro, que conecta fatos a sensações de todo tipo, principalmente se tiverem dor ou prazer, e os armazena na memória para servirem de "guias" de nossas decisões.
Imagine se a associação entre "colocar a mão no fogo e sentir dor" não estivesse gravada em sua memória.. Provavelmente você sempre se queimaria."

"Quando paramos de nos entregar a comportamentos ou emoções indesejadas, começamos a enfraquecer aquele modelo de ação. Se fizermos isso por bastante tempo, começamos a apagar do cérebro aquela linha antiga, até que ela desapareça. Com essa linha, apagamos também as reações emocionais que estavam vinculadas a ela."

"Como parte da fisiologia, os movimentos do corpo também alteram os estados emocionais. A endorfina, por exemplo, é um neurotransmissor produzido em resposta à atividade física, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar. Estudos recentes apontam que a endorfina pode ter efeito sobre áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor, do humor, depressão, ansiedade e pela inibição do sistema nervoso simpático. As endorfinas melhoram a memória e o estado de espírito (bom humor), aumentam a resistência e a disposição física em mental, melhoram o sistema imunológico, pois removem superóxidos (radicais livres), e ainda aliviam as dores e melhoram a concentração. Quer uma prova simples? Você já viu algum atleta praticando algum esporte triste? Já viu pessoas dançando mal-humoradas ou entristecidas? A explicação é essa: endorfina! Assim como outros neurotransmissores, como a dopamina, ela também tem a capacidade de produzir sensações de bem-estar e mudar "imediatamente" um estado emocional, apenas por meio do exercício em movimentos do corpo. Por isso, o esporte tem um poder fantástico de manter as pessoas em estados emocionais positivos, de proporcionar jovialidade e ainda contribuir com centenas de melhorias na saúde do indivíduo. Enquanto alguns estão sempre à procura de drogas e farmácias para se sentirem melhor, outros colocam um tênis e saem para correr. Esse é o meu caso, e lhe garanto: Jamais tomei qualquer medicamento para combater a tristeza."

"Se toda vez que você se chatear com alguém ou algum fato, calçar seus tênis e sair para correr, praticar esporte ou caminhar ao ar livre por uma hora, concentrando-se apenas em pensamentos positivos, notará o poder da fisiologia do corpo combinada a um foco positivo, notará o poder da fisiologia do corpo combinada a um foco positivo, pois sua chateação simplesmente desaparecerá. E quando você voltar a pensar no problema, vai focar na solução, vai ter um pensamento mais limpo."

"Temos o poder de influenciar e modificar nosso estado emocional imediatamente por meio da decisão de usar a fisiologia (movimento, respiração, postura e expressões)."

"As palavras também tem neuro associações, quando uma pessoa fala muitas palavras "pesadas", nõa é a energia dela que é ruim, mas o "significado" que essas palavras possuem em sua memória, assim como os vínculos emocionais que são resgatados do inconsciente quando são ditas ou ouvidas, criando emoções imediatamente."

"No Brasil as operações policias recebem nomes específicos, mas sempre com referência ao motivo da investigação: "Operação Pedra Verde" ou "Operação fumaça". Como um nome assim pode influenciar um policial a efetuar seu melhor trabalho? Já nos EUA os nomes dados às operações utilizam a estratégia de palavras específicas para motivar seus soldados: "Operação Tempestade no deserto" ou "Operação liberdade duradoura". Não precisamos ir longe. Como você acha que um cérebro se sente mais motivado: com alguém dizendo para "fazer sua palestra" ou para "dar um espetáculo de genialidade em sua apresentação"?
Filmes que usam palavras estratégias, cenas românticas e músicas poéticas fazem milhões de pessoas se emocionarem pelo mundo."

"Você já percebeu o que acontece quando um bebê se machuca e começa a chorar? Se um adulto reage dizendo "Oh, meu Deus, o bebê machucou, coitadinho", ele chora ainda mais, pois aquelas palavras agem, confirmando que o choro é a reação correta. Você pode interromper o foco dizendo "Que incrível, olha que passarinho colorido""

"O fantástico poder das palavras
Havia um cego sentado na calçada pedindo dinheiro com uma lata e um pedaço de papelão com a seguinte frase: "Sou cego, por favor, ajude-me". Uma executiva inteligente que passava pelo local viu que na lata haviam poucas moedas, e então pegou uma caneta, escreveu uma nova frase no papelão, colocou-a de frente para a rua e foi embora. A partir daquele momento as pessoas que passavam começaram a jogar dinheiro, e, em menos de uma hora a lata do cego já estava cheia de moedas e notas. Quando a executiva retornou, parou diante do cego para verificar quantas moedas ele havia recebido. Após tocar seus sapatos e reconhecê-la, o cego perguntou emocionado: "A lata agora está cheia de dinheiro, o que você escreveu no meu papelão?". Ela se abaixou, acariciou seu rosto e respondeu: "Escrevi o mesmo, mas com palavras diferentes:
"Está um dia lindo, mas eu não posso vê-lo""

"Steve Jobs usou inteligentemente algumas referências "universais" em vários itens. Para abrir, fechar e minimizar as famosas "janelas" dos aplicativos, por exemplo, fez uma sugestão diferente: que os botões fossem coloridos como os sinais de trânsito: vermelho para fechar a janela, amarelo para minimizá-la e verde para maximizá-la. Ele usou as neuro associações humanas entre as cores dos semáforos, o seu significado e a reação e elas - já que as cores eram referências para a resposta automática a um comando. A cor do botão sugeria implicitamente a consequência de clicá-lo, especialmente o botão vermelho, que sugeria "perigo se o usuário clicasse sem que quisesse fechar a janela"

"Se almeja atingir uma posição mais elevada, deve, antes de obter a vítoria, dotar-se da convicção de que conseguirá infalivelmente."

"Imagine dois amigos passeando de carro. De repente, o veículo é atingindo por um caminhão desgovernado dirigido por um cowboy. Ambos machucam-se gravemente, e, logo que saem do hospital, cada um absorve um significado diferente sobre o que viveram.
Um entende que leis de trânsito melhores devem ser criadas e instituídas uma ong na área de prevenção de acidentes, e ainda começa a contribuir com a recuperação de vítimas do trânsito. Já o outro cria uma tremenda repulsa a cowboys. Sempre que encontra um deles, trata-o com hostilidade, e cada reunião de amigos revela seu desapreço pela profissão que nada tem relação com o episódio."

"O principal diferencial entre uma crença e uma convicção é que as crenças são geralmente conectadas a uma força emocional muito maior, fazendo com que nossa mente acredite que sem ela viveríamos um sofrimento enorme ou cometeríamos suicídio. Na verdade, as crenças se solidificam através de anos de repetições sistemáticas conectadas a emoções fortes, muita vezes, desde o nascimento."

"Se você escolhe não decidir, você já tomou uma decisão"

"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente"

"Se uma pessoa lhe disser 'você não pode', no fundo ela está dizendo 'eu não posso'."

"Frequentes prazeres curtos podem gerar dores longas, frequentes dores curtas podem gerar prazeres longos."

"Precisamos celebrar sempre, a cada minuto, a cada pequena vitória nossa. São as celebrações que tornam a vida mais saborosa, leve, e a fazem valer a pena."

0 Comentários