[Livro] A Política Da Experiência E A Ave-do-paraíso - R.D Laing


Trata-se de um excelente livro sobre psicanálise e como tem muito tempo que o li, prefiro colar alguns trechos do que fazer maiores comentários.

Evite ler todos trechos, afinal, são spoilers.

"Vemos o comportamento das outras pessoas, mas não a sua experiência. Isto levou alguns a insistirem em que a psicologia nada tem a ver com a experiencia do outro, e sim, exclusivamente com o seu comportamento. O comportamento do outro é uma experiência minha. O meu comportamento é uma experiência do outro. É tarefa da fenomenologia social relacionar a minha experiencia do comportamento do outro com a experiencia que o outro tem do meu comportamento. Seu estudo é a relação entre experiencia e experiencia: seu verdadeiro campo é a interexperiencia"

"Eu vejo a você, e você me vê. Eu experiencio a você e você experiencia a mim. Voje o seu comportamento. Você vê o meu. Mas nunca vi nem verei a sua experiência relativa a mim, assim como você não pode "ver" a minha experiência relativa a você. Minha experiencia de você não está "dentro" de mim. É simplesmente você, conforme eu o experiencio."

"As máquinas já se estão tornando mais capazes de se comunicar entre si do que os seres humanos com outros seres humanos. A situação é irônica. Há cada vez mais preocupação com a comunicação e cada vez menos em comunicar-se."

"Há frequentes referências à segurança, à estima dos outros. Espera-se que desejemos e vivamos para "obter prazer da estima e afeição dos outros". Caso contrário, a pessoa é considerada um psicopata."

"Adaptação a quê? A sociedade? A um mundo que enlouqueceu?
A Função da Família é reprimir Eros, induzir a uma falsa consciência de segurança, negar a morte evitando a vida, anular a transcendência, crer em Deus para não sentir o vazio, criar, em suma, o homem de uma só dimensão, promover o respeito, a conformidade, a obediência,  desencorajar as crianças de brincar, induzir o medo do fracasso, promover o respeito pelo trabalho e pela "respeitabilidade". Permitam que apresente aqui duas visões alternativas da família e da adaptação humana:
Os homens não se tornam o que eram destinados a ser por natureza, e sim o que a sociedade determina... Os sentimentos de generosidade.. são, por assim dizer, atrofiados, queimados, violentamente arrancados e amputados para se adaptarem às nossas relações com o mundo."

"Se durante todo período escolar as crianças forem instigadas a porém em dúvida os Dez Mandamentos, a santidade da religião revelada, os fundamentos do patriotismo, os motivos de lucro, o sistema bipartido, as leis do incesto, etc..." existiria tal criatividade, que a sociedade não saberia para onde se voltar. As crianças não renunciam com facilidade à sua imaginação inata, à curiosidade."

"Eu "interiorizo" a síntese sua e dele, você interioriza a dele e a minha, ele interioriza a minha e a sua: eu interiorizo a sua interiorização  da minha e da dele. Você interioriza a minha interiorização da sua e da dele. Além disso, ele interioriza a minha interiorização da dele e da sua, uma espiral lógica introvertida, de perspectivas reciprocas que alcançam o infinito."

"Os esquizofrênicos têm mais a ensinar aos psiquiatras sobre o mundo interior do que os psiquiatras aos seus pacientes."

"Jesus lhe disse:
Quando fizerdes de dois um e quando tornardes o interior em exterior e o exterior em interior e o acima em abaixo, e quando tornardes o macho e a fêmea num só, a fêmea não será fêmea, quando colocardes os olhos no lugar de um olho, e a mão no lugar de uma das mãos, e um pé no lugar do pé, e uma imagem no lugar de uma imagem então entrareis no Reino."

0 Comentários